Agende-se: Você já provou alguma ‘Panc’?

Evento apresenta pratos com Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs) em Fortaleza

Postado em : 08/06/2018 5h05 Em:

Nilza Mendonça é referência no uso de plantas alimentícias não convencionais. Foto: Divulgação

Nilza Mendonça é referência no uso de plantas alimentícias não convencionais. Foto: Divulgação

As Plantas Alimentícias Não Convencionais, mais conhecidas como Pancs, são tema do evento que reúne, nesta sexta-feira, a partir da 18h, estudantes e profissionais da Gastronomia, na sede Centro do Senac Ceará. Sob o comando da professora Patrícia Uchôa, alunos do curso Técnico em Cozinha pesquisaram o tema, aprofundando a busca por Pancs no Ceará e o resultado será apresentado em forma de pratos, exposição de ingredientes e palestras. Entre os convidados, os chefs Bernard Twardy, Leo Gonçalves e a chef e pesquisadora Nilza Mendonça.

“No debate de diversidade na dieta alimentar, é necessário amenizar a problemática de discriminação dessas plantas que, ou não são utilizadas em sua totalidade, ou o conhecimento sobre elas para a sociedade”, conta a instrutora de Gastronomia do Senac. Segundo ela, as Pancs mais conhecidas são monguba, ora-pro-nóbis, taioba, espinafre-africano, pimenta-de-macaco, jatobá, palma forrageira, batiputá, beldroega, entre outras. Por aqui, os estudantes pesquisaram ainda urtiga, a castanha da monguba, a palma forrageira e a groselha estrela, que serão apresentados em geleias, substituindo as castanhas convencionais, em baião, em quiches, bolos e pães.

Patrícia Uchôa comandou grupo de alunos na pesquisa e produção de receitas com Pancs Foto: Divulgação

Patrícia Uchôa comandou grupo de alunos na pesquisa e produção de receitas com Pancs Foto: Divulgação

 

As buscas pelos ingredientes aconteceram durante viagens técnicas a Guaramiranga, Pacoti, Mulungu, Tejuçuoca e Patos (distrito de Itarema), além de sítios e áreas verdes em Fortaleza, como o Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará.

Serviço
Gastronomia Pancs
Dia 8, a partir das 18h, no Senac Centro – Av. Tristão Gonçalves, 1245 – Centro.
Aberto ao público, mediante inscrição na recepção com documento de identificação e 2 kg de alimento.

Busca Estabelecimentos

digite os campos abaixo para fazer uma busca refinada em nossos estabelecimentos: