Cidades históricas preservam a memória cultural do País

Postado em : 05/09/2018 17h17 Em:

Palácio Rio Negro, na região serrana do Rio. Conhecida como “Cidade Imperial”, Petrópolis é um dos destinos históricos mais importantes do País

A necessidade de preservarmos melhor a memória histórica e cultural brasileira voltou a ser o centro de discussões em todo o País depois do incêndio que destruiu o Museu Nacional, no Rio de Janeiro. Após a tragédia, um número maior de brasileiros passou a debater sobre a valorização de patrimônios materiais e imaterias que contam a nossa origem étnica, cultural, artística e sociológica.

O turismo é um dos setores que ajuda a fortalecer o vínculo entre cidadãos brasileiros e sua própria história. Formando um mosaico de culturas e etnias por toda sua extensão, o Brasil está pontilhado de cidades com patrimônios históricos preservados e dignos de uma visita. Especializada em viagens online, a agência ViajaNet, elaborou uma lista com cinco destinos repletos de manifestações culturais que vão render muitas descobertas fascinantes. Confira:

São João del Rei, Minas Gerais

A cidade, que exala cultura e história, foi o berço da Inconfidência Mineira, um dos episódios mais marcantes do Brasil. Repleto de construções seculares, o município é visto como um grande museu a céu aberto. Do barroco ao moderno, diferentes estilos arquitetônicos estão refletidos em suas ruas, casas e igrejas centenárias. É possível realizar passeios de Maria Fumaça e entrar no túnel do tempo em direção a época do Brasil Colônia, entre o município e Tiradentes, cidade vizinha. E, embora apresente diversos elementos do século 18, São João del Rei está sempre em movimento, em virtude das festas e eventos populares, que atraem o público para as belas pousadas e hotéis.

Porto Seguro, Bahia

Um dos destinos mais visitados do País é também o marco do descobrimento. A história conta que este foi o primeiro lugar a ser avistado por Pedro Álvares Cabral no ano de 1500. Felizmente, suas ruas conservam referências ao acontecimento como ruínas das primeiras igrejas e escolas construídas em solo brasileiro. Uma boa dica para os visitantes é fazer o passeio pelo Marco do Descobrimento, na praça Pero Campos de Tourinho, Cidade Alta, que sinaliza a chegada dos portugueses ao Brasil.

São Luís, Maranhão

Fundada pelos franceses em 1612, a capital maranhense foi invadida pelos holandeses e, em sequência colonizada por Portugal. Com tantas influências, a cidade reflete o multiculturalismo no qual foi originada, tendo boa parte dessa herança preservada no Centro Histórico. Seus costumes e sua arquitetura magnífica acabam atraindo turistas do Brasil e do exterior.

Petrópolis, Rio de Janeiro

Conhecida como a “Cidade Imperial“, Petrópolis foi fundada em 1843 por Dom Pedro II e, atualmente, é o maior município da região serrana do Rio de Janeiro. O município foi testemunha de grandes eventos históricos e tem como uma de suas grandes atrações o Museu Imperial, antiga casa de veraneio de seu fundador, que abriga hoje relíquias do Segundo Reinado. Petrópolis também encanta turistas por seu repertório cultural, elegância e boa gastronomia.

Lapa, Paraná

Distante cerca de 70 quilômetros da capital paranaense, a história da cidade tem início em 1769, quando os tropeiros locais a fundaram. Como cidade histórica, seu centro, ainda pavimentado com as pedras dos tempos de batalhas, preserva um complexo arquitetônico repleto de atrações. Foi nessa região que se deu batalha do Cerco da Lapa, durante a Revolução Federalista de 1894, que barrou o avanço de tropas inimigas da República, recebendo o apelido de “Cidade dos Heróis”.

Conteúdo publicado originalmente no Diário do Nordeste.

Busca Estabelecimentos

digite os campos abaixo para fazer uma busca refinada em nossos estabelecimentos: