Comida di Buteco celebra a cozinha de raiz

Fortaleza recebe o concurso pela oitava vez, de 13 de abril a 6 de maio

Postado em : 13/04/2018 5h05 Em:

Nesta sexta-feira (13), começa o concurso Comida di Buteco. Fortaleza recebe a disputa pela oitava vez, de 13 de abril a 6 de maio. Em 2018, 21 estabelecimentos participam da saborosa competição para saber qual é o melhor petisco da cidade. Onze deles são estreantes. Em todo o Brasil são quase 600 “butecos” participantes, presentes em 21 cidades das 5 Regiões brasileiras.

Em 2018, o tema criativo para o desenvolvimento do petisco é livre. Após a primeira etapa, quando serão conhecidos os 21 campeões, um corpo de jurados elegerá, pelo terceiro ano consecutivo, o Melhor Buteco do Brasil. O Espaço Casa da Sogra, vencedor de Fortaleza em 2017, segue na disputa para defender o título. O preço do petisco participante do concurso será mantido em, no máximo, R$ 25,90 e unificado para todo o país.

pasteis e cerveja

O Comida di Buteco foi criado no ano 2000, com a finalidade de resgatar e valorizar a cozinha de raiz por meio da visibilidade aos butecos espontâneos/tradicionais. Já pode ser considerado não apenas um concurso, mas um movimento que envolve pessoas de todas as classes sociais e idades de Norte a Sul do Brasil.

Como funciona
Na primeira etapa, em cada uma das cidades, os butecos pré-selecionados apresentam os tira-gostos criados especialmente para a competição, sendo tema livre na edição 2018. O público e um corpo de jurados visitam, votam e elege mo campeão, avaliando quatro categorias (petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida). O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados, 50%.

Na segunda etapa, em junho, uma comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas quatro categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe três jurados (um jurado da sua cidade e dois de outras cidades). Elege-se aí o Melhor Buteco do Brasil, que será conhecido e premiado no mês de julho.

Buteco com “u”
Os estabelecimentos selecionados para participar são classificados pela organização do concurso como “espontâneos”: estabelecimentos em que o dono está sempre à frente do negócio, não pertencendo a redes ou franquias e que muitas vezes se originou na própria casa da pessoa. Tem a identidade de seu proprietário e, na maioria das vezes, outras pessoas da família do dono trabalham ali também.

Cidades participantes por Estado: Ceará: Fortaleza; Bahia: Salvador e Lauro de Freitas; Pernambuco: Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes; Amazonas: Manaus; Pará: Belém, Icoaraci e Ananindeua; Minas Gerais: Belo Horizonte, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberlândia, Poços de Caldas e Vale do Aço (Timóteo, Ipatinga e Coronel Fabriciano); São Paulo: São Paulo (capital), Campinas, Jaguariúna e Ribeirão Preto, São José do Rio Preto; Rio de Janeiro: Rio de Janeiro (capital) e Baixada Fluminense; Santa Catarina: Florianópolis; Rio Grande do Sul: Porto Alegre e Canoas; Paraná: Curitiba; Distrito Federal: Brasília, Guará, Águas Claras e Taguatinga; Goiás: Goiânia e Aparecida de Goiânia.

Busca Estabelecimentos

digite os campos abaixo para fazer uma busca refinada em nossos estabelecimentos: