Conheça Ostrava, cidade que parece cenário dos romances de Julio Verne

Posted in : 03/09/2018 15h15 In:

Sabe aqueles lugares que parecem só existir na imaginação de artista e que ganham vida graças à computação gráfica? Alguns deles existem e confirmam: a vida imita a arte e vice-versa. Quem aprecia os romances de Júlio Verne que influenciaram o sub-gênero de ficção científica “Steampunk” certamente vai gostar de conhecer Ostrava, uma metrópole da Morávia do Norte, considerada um dos tesouros da República Tcheca.

Na cidade, a maior atração são fascinantes monumentos técnicos, assim como a famosa Rua de Stodololi, símbolo de diversão e um local que nunca dorme. O ponto dominante é a Zona Baixa de Vítkovice, local incluído na Lista do Patrimônio Cultural Europeu.

Em Vítkovice, os visitantes podem conferir o impressionante complexo industrial que data da primeira metade do século XIX, responsável pela produção de ferro à época. Graças a uma reforma gradual, um mundo único de tecnologia emergiu do passado e se transformou em atração turística. A cidade de aço lembra muito alguns cenários descritos por Júlio Verne em sua obra.

A Planta Siderúrgica Vítkovice pertenceu aos Rothchild, importante família de banqueiros. No local ainda podem ser vistas as casas originais feitas para os trabalhadores da empresa.

Outro ponto que vale a visita é o Landek Park, maior museu de mineração da República Tcheca e local de renome mundial onde a geologia, a arqueologia e a mineração se encontram. A Mina de Michal também oferece uma série de rotas para os visitantes, que podem refazer o trajeto autêntico dos mineiros: do vestiário até a própria galeria da mina.

Rua que nunca dorme

Durante o passeio pela cidade tcheca, há paradas quase obrigatórias como a igreja do Divino Salvador ou o Castelo de Ostrava e Silésia. Uma vista panorâmica se descortina para quem visita a torre da Nova Prefeitura que se eleva a uma altura de 73 metros acima da cidade.

Mas é na Rua Stodolni que o termo diversão encontra significado. Todo fim de semana, os bares, restaurantes e clubes ficam lotados e as festas atravessam as noites.

Se a ideia for explorar a região, a apenas 30 quilômetros de Ostrava fica Kopřivnice, uma cidade que está intimamente relacionada com a fabricação dos lendários caminhões Tatra. Na vizinhança também está Štramberk cuja torre lembra um conto de fadas.

Conteúdo publicado originalmente no Diário do Nordeste.

Search Places

fill the fields below to do a filtered search in our places: