Conheça Ostrava, cidade que parece cenário dos romances de Julio Verne
Sabe aqueles lugares que parecem só existir na imaginação de artista e que ganham vida graças à computação gráfica? Alguns deles existem e confirmam: a vida imita a arte e vice-versa. Quem aprecia os romances de Júlio Verne que influenciaram o sub-gênero de ficção científica “Steampunk” certamente vai gostar de conhecer Ostrava, uma metrópole da Morávia do Norte, considerada um dos tesouros da República Tcheca.
Na cidade, a maior atração são fascinantes monumentos técnicos, assim como a famosa Rua de Stodololi, símbolo de diversão e um local que nunca dorme. O ponto dominante é a Zona Baixa de Vítkovice, local incluído na Lista do Patrimônio Cultural Europeu.
Em Vítkovice, os visitantes podem conferir o impressionante complexo industrial que data da primeira metade do século XIX, responsável pela produção de ferro à época. Graças a uma reforma gradual, um mundo único de tecnologia emergiu do passado e se transformou em atração turística. A cidade de aço lembra muito alguns cenários descritos por Júlio Verne em sua obra.
A Planta Siderúrgica Vítkovice pertenceu aos Rothchild, importante família de banqueiros. No local ainda podem ser vistas as casas originais feitas para os trabalhadores da empresa.
Outro ponto que vale a visita é o Landek Park, maior museu de mineração da República Tcheca e local de renome mundial onde a geologia, a arqueologia e a mineração se encontram. A Mina de Michal também oferece uma série de rotas para os visitantes, que podem refazer o trajeto autêntico dos mineiros: do vestiário até a própria galeria da mina.
Rua que nunca dorme
Durante o passeio pela cidade tcheca, há paradas quase obrigatórias como a igreja do Divino Salvador ou o Castelo de Ostrava e Silésia. Uma vista panorâmica se descortina para quem visita a torre da Nova Prefeitura que se eleva a uma altura de 73 metros acima da cidade.
Mas é na Rua Stodolni que o termo diversão encontra significado. Todo fim de semana, os bares, restaurantes e clubes ficam lotados e as festas atravessam as noites.
Se a ideia for explorar a região, a apenas 30 quilômetros de Ostrava fica Kopřivnice, uma cidade que está intimamente relacionada com a fabricação dos lendários caminhões Tatra. Na vizinhança também está Štramberk cuja torre lembra um conto de fadas.
Conteúdo publicado originalmente no Diário do Nordeste.