Curso: O Mundo do Vinho

Postado em : 11/08/2017 14h14 Em:

O consumo de vinhos em Fortaleza e, consequentemente, no Ceará, vem crescendo bastante nos últimos anos. A popularização do consumo, antes mais restrito ao público sofisticado, o aparecimento de associações como a ACAV e a ABS, que congregam pessoas em torno de reuniões de degustação técnicas e cursos, o aumento da oferta, da variedade de rótulos e dos mecanismos de compra, são fatores que contribuíram para essa nova realidade. A despeito disso, percebe-se ainda, a demanda por formação, notadamente de profissionais do mercado, mas também de consumidores que poderiam estar mais aptos a consumir com propriedade e mais capazes de bem receber com vinho seus amigos e familiares.

Pensando nisso, a Domaine Montes Claros, em parceria com o Sommelier Marcus Vale, diretor da Associação Brasileira de Sommelier-Seção Ceará-ABS-CE, está promovendo o curso “O Mundo do Vinho”.

O curso, que tem caráter introdutório, mas de expressiva abrangência, objetiva atender a todos aqueles que querem se inserir no mundo do vinho, seja como consumidor, seja como profissional do setor. Para o primeiro, é o suficiente para que possa tornar-se um consumidor consciente e seguro de si. Para o segundo representa o indispensável alicerce para estudos futuros. O curso conta com o apoio da ABS-CE e da ACAV-Associação Cearense dos Amantes do Vinho.

O Curso pretende atingir os seguintes grupos de pessoas:
– Consumidores finais que pretendem consumir de forma mais responsável e econômica, maximizando o prazer do consumo;
– Profissionais do mercado de vinho, proprietários ou colaboradores de lojas, importadoras, consultorias ou outros empreendimentos da área;
– Profissionais do segmento de restaurante, hotelaria ou similares, proprietários ou colaboradores,  que pretendam aperfeiçoar seus métodos de trabalho e atendimento ao cliente;
– Professores e alunos de cursos de hotelaria, gastronomia e similares;
– Profissionais da área de comunicação, publicidade e afins que escrevam ou pretendam escrever sobre vinho, outros interessados no assunto.

O Programa será ministrado em 3 módulos com a  duração de 3 horas cada. Serão reservados 30 minutos, ao final de cada módulo, para a degustação do dia, que cobrirá os tipos mais importantes de vinho, tais como espumantes, brancos, tintos e de sobremesa. Abaixo a temática principal de cada módulo, mas que serão complementados com assuntos correlatos:
– 1º. Módulo – Degustação e Avaliação de Vinhos – Análise Sensorial;
– 2º. Módulo – A Uva, a Videira e o Vinhedo – Noções de Enologia;
– 3º. Módulo – Como comprar, guardar e servir vinhos – Harmonização com comida.

Marcus Antonius de Oliveira Vale

Marcus Antonius de Oliveira Vale

Empresário do segmento ótico, milita no mundo do vinho desde 2004. Em 2007 formou-se Sommelier pelo Curso de Sommelier Profissional, ministrado pela Associação Brasileira de Sommeliers de São Paulo-ABS-SP, entidade filiada à ASI-Association de La Sommellirie Internationale, sediada em Paris-FR.  Estudioso dos vinhos portugueses em especial, tendo alcançado a segunda colocação no Concurso de Sommelier de Vinhos Portugueses, realizado pela Wine Academy, em Fortaleza-CE.

Desde 2004 é membro da ACAV-Associação Cearense dos Amantes do Vinho, onde exerceu a função de Diretor Técnico.

Em 2011, fundou a seção do Ceará da ABS, compondo sua primeira diretoria, no cargo de Vice Presidente e responsável pelas atividades de treinamento. Assumiu a presidência da entidade para o no biênio 2015-2016, período em que foi formada a primeira turma de Sommelier Profissional na ABS-CE. Atualmente é Diretor da entidade.

Especialista em cursos e palestras, atua, ainda, como consultor de empresas do ramo. A área de estudos à qual tem se dedicado com mais intensidade é a de Harmonização vinho-comida.

Especial publicitário. Conteúdo de responsabilidade do anunciante.

Busca Estabelecimentos

digite os campos abaixo para fazer uma busca refinada em nossos estabelecimentos: