Feiras movimentam o Sertão Central: começam a X FAICQ e o IX Festleite

Os dois eventos mostram o potencial do município que tem a maior bacia leiteira do Estado.

Postado em : 06/08/2015 10h10 Em:

sebraeA partir da próxima quinta-feira, 13/08, e até sábado, 15/08, a cidade Quixeramobim, no Sertão Central e a 203 quilômetros de Fortaleza, vai ser a capital cearense do leite. O município vai sediar dois eventos paralelos que são verdadeiras vitrines da cadeia produtiva do leite no estado: o X FAICQ – Feira de Negócios de Quixeramobim e o IX Festleite – Festival do Leite de Quixeramobim.

Juntos, eles devem atrair um público estimado em 10 mil pessoas e movimentar cerca de 200 mil reais durante os três dias de movimentação na Praça da Matriz de Santo Antonio. Frutos da parceria entre o Sebrae Ceará, Prefeitura Municipal, SescLer, Doce Gostosura, Facet e os produtores da região, tanto a Faicq como o Festleite reúnem atrações como Espaço Sebrae Moda Negócios, exposição de produtos e animais e a novidade desse ano: um Festival de Comida de Rua.

Mas, a maior atração, sem dúvida, será a pesagem oficial do que promete ser o maior queijo coalho do país. A ideia é que, mais uma vez, o queijo supere o tamanho do das edições anteriores. Em 2007, primeira vez em que o queijo foi confeccionado para o I Festleite, ele pesou 350 quilos e superou o da cidade de Cárceres, no Estado do Mato Grosso, que pesou 230 quilos. Já em 2014, o queijo pesou 1302,88 kg. Este ano, a expectativa é de que um novo recorde seja batido. Os queijos para a disputa são produzidos com leite doado pelos produtores da Região e, depois da pesagem, o queijo é distribuído ao público e, o que sobra, é doado a hospitais e asilos.

Eventos já inseridos no calendário turístico do Estado, os dois têm objetivos e naturezas diferentes. O FestLeite foi criado com o objetivo de promover, fortalecer e desenvolver o agronegócio da cadeia produtiva do leite, difundindo novas tecnologias de produção, gestão e comercialização, ao mesmo tempo em que valoriza a culinária e a auto-estima dos moradores da Região.

Já a FAICQ atende à demanda dos setores produtivos do Sertão Central e funciona como uma vitrine do crescimento econômico da Região, com a exposição de produtos e serviços e veio reforçar a visibilidade turística ao município que tem a maior bacia leiteira do Estado, com 60 mil cabeças e a produção de 110 mil litros de leite/dia.

feiras

SERVIÇO:
X FAICQ – Feira de Negócios de Quixeramobim e o IX Festleite – Festival do Leite de Quixeramobim
Período: de 13 à 15/08.
Local: Praça da Matriz de Santo Antônio.
Horários: Das 18 às 23h:30min.

Especial publicitário. Conteúdo de responsabilidade do anunciante.

Busca Estabelecimentos

digite os campos abaixo para fazer uma busca refinada em nossos estabelecimentos: