Festival da Gaivota 2017

Festival da Gaivota, na Praia da Quixaba-Aracati/CE nos dias 14 e 15 de Janeiro de 2017.

Postado em : 12/01/2017 11h11 Em:

festival da gaivota

A Aquasis, Great Gull Island Project, Museu de História Natural de Nova York e Taking Flight Productions, em parceria vão realizar o Festival da Gaivota, na Praia da Quixaba-Aracati/CE nos dias 14 e 15 de Janeiro de 2017.

O evento já possui um longo histórico na região fazendo parte de uma campanha de educação ambiental do Projeto Gaivotas Aliança com o Ceará, no qual o seu principal objetivo é sensibilizar e integrar os moradores da região dos quais dependem dos recursos naturais costeiros, para a conservação da gaivota conhecida como Trinta-réis-róseo (Sterna dugallii), ave que se encontra ameaçada de extinção e possuindo um decréscimo populacional por conta de várias ameaças que tem que enfrentar durante a sua jornada de migração.

As gaivotas são aves originárias da América do Norte, que, no período de inverno desta região, migram para regiões com temperaturas mais amenas, chegando até a América do sul. Neste trajeto, após voarem cerca de 9.000km, repousam em um dos importantes sítios de alimentação e descanso no Nordeste brasileiro, localizado na Praia da Quixaba – Aracati/CE.

Um dos motivos dessas aves descansarem na região é a presença abundante de alimentos oriundos do descarte da pesca de arrasto na região, porém tais atividades geram uma série de ameaças para essas aves, como captura de gaivotas por moradores locais. O intuito da captura era a retirada das anilhas presentes na pata do animal para confecção de pulseiras e colares. Essas anilhas, objetos em formato de anel da cor prata, são instrumentos de pesquisa colocados no animal com a utilidade principal de identificar o trajeto dessas aves migratórias. Atualmente os pescadores e moradores da comunidade partilham o sentimento de proteção e conservação dos recursos naturais do local. Devido a essas ameaças, desde 2006 a Aquasis, juntamente com Great Gull Island Project e o Museu de História Natural de Nova York criaram o Projeto Gaivotas Aliança com o Ceará, no qual vem realizando um plano de ação emergencial de educação ambiental aplicado em Quixaba.

O trabalho continuado com a comunidade já trouxe alguns resultados positivos, por exemplo, os moradores locais deixaram de capturar o animal e passou a preservá-lo e a tomá-lo como símbolo da região, sabendo que a anilha é uma importante ferramenta de estudos científicos dessas aves migratórias. Tais resultados também cooperaram para a conservação local da espécie ampliando sua proteção na comunidade e estudos biológicos.

No festival irão ser realizadas várias ações educativas, como limpeza de praia, oficinas, teatro, cortejo cultural, percussão, danças populares, contação de histórias, artesanatos, capoeira e a regata de mini-jangadas com grupo de jovens e moradores locais que atuam protagonizando seus territórios com suas linguagens de cultura popular e como ambientalistas em prol da conservação da gaivota.

O projeto integra e gera um intercambio através uma rede de parceiros, de 04 municípios e  atuam com projetos para a conservação da natureza e trabalhos sócio-ambiental envolvendo pescadores, crianças e adolescentes do litoral. Hoje integram a rede o Instituto Povo do Mar/ IPOM, Grupo Força Jovem Atravessando Fronteiras / FJAF de Icapuí, Eco Museu do Mangue, Grupo Afroart e Terreiro Capoeira de Fortaleza, Brigada da Natureza de Caucaia e o Grupo Folclórico Filhos de Quixaba/ Aracati.

Programação Geral

Sexta-feira – Dia 13

> Oficina I  –  Dança popular Ciranda de Praia. / Ministrante Valeria Soares – Grupo Afroart. Local: Espaço Cultural do Grupo Filhos de Quixaba.  16 horas;

> Roda de diálogos Ambientais – As Gaivotas e os desafios de sua conservação/ Pesquisadores  da AQUASIS e a pesquisadora Helen Hays do Projeto da Ilha das Gaivotas/ Museu Natural de Nova York. Local: Espaço Cultural do Grupo Filhos de Quixaba.  18 horas;

> Oficina II – Capoeira, a roda, ritmos e batuques / Ministrante Mestres Buldog e Piqueno – Terreiro Capoeira. Local: Espaço Cultural do Grupo Filhos de Quixaba.  20 horas.

Sabado – Dia 14

> Oficina III – Cultura popular e a conservação da biodiversidade marinha encontro da juventude. Local: Espaço Cultural do Grupo Filhos de Quixaba. 14 horas;

> Cortejo da Gaivota, Limpeza de Praia e Ciranda de Praia. Local: Praia de Quixaba. 15 horas. Concentração na Rua Jangada;

> Gaivotas 10 anos do Projeto a sua Conservação no Mundo, Apresentações Culturais, Sorteio das Baterias da Mini Regata de Jangadas. Local: Praia de Quixaba. 19 horas. Praça de Quixaba.

Domingo – Dia 15

> IX Regata de Mini Jangadas / Projeto Gaivotas uma Aliança com o Ceara – 10 anos. Praia da Quixaba. 9 horas. Encerramento com entrega de premiações 12 horas.

 

Informações

Juaci  85 98859-3347

Gabi   85 99739-0439

Onofre 85 99601-6514

Busca Estabelecimentos

digite os campos abaixo para fazer uma busca refinada em nossos estabelecimentos: