Gastronomia na Copa: Alemanha em Fortaleza
Entre as próximas seleções que jogam na capital cearense nesta Copa do Mundo, a Alemanha é destaque. Confira locais onde aproveitar um pouco da culinária do país, famoso pelos embutidos e as boas cervejas
Amanhã, às 16h, Fortaleza recebe mais um jogo em casa. As seleções da Alemanha e de Gana se enfrentam na Arena Castelão, ainda pela primeira fase do Mundial. Se a cozinha africana não é tão explorada pelos restaurantes locais, a alemã possui poucas mas tradicionais casas adeptas de suas especialidades.
É o caso do restaurante O Alemão, na Rua Frederico Borges. De hoje ao dia 23, o estabelecimento promove o Festival Alemão Brasileiro 2014, com pratos típicos, cervejas de estilo alemão e telão de led para a transmissão dos jogos, além de uma banda alemã e de barraquinhas de jogos típicos do país: dados, pesca, argola e outros. A festa também dá espaço para apresentação da quadrilha junina Raízes da Terra, nos dias 22 e 23, e da banda Forró Legal.
Entre os pratos oferecidos, há uma boa variedade de especialidades alemãs. O cardápio dedica uma página inteira a salsichas. O Mistão Alemão conta com quatro unidades: rústica suína, branca de vitela, branca com curry e vermelha bovina defumada, acompanhadas de mostarda caseira e pão alemão.
Os pratos principais são generosos, para até quatro pessoas. Destacam-se o joelho de porco assado no forno, com batata sauté e chucrute; e o marreco recheado, assado no forno, acompanhado de batata e repolho roxo.
Já o Café Pagliuca, na Aldeota, investe em um senhor desafio durante a Copa. Nos jogos do Brasil, a casa promove uma espécie de rodízio com pratos típicos do país adversário. Croácia e México já foram contemplados. Fizemos uma pesquisa antes de iniciar essa empreitada. Descobrimos que a culinária da Croácia é bem parecida com a alemã. O salsichão, por exemplo, também é um prato típico deles. Estamos agora aguardando o encontro entre Brasil e Alemanha, talvez uma semifinal, comenta Daniel Pagliuca, proprietário do café.
No Pagliuca, no entanto, não é preciso esperar tanto. O restaurante mantém em seu cardápio regular alguns pratos típicos da culinária alemã, como as salsichas, acompanhadas de batatas e macarrão alemão (massa rústica, feita na casa, servida frita). Para sobremesa, não deixe de provar o Apfelstrudel torta folheada de maçã, criada em Viena, na Áustria, mas apropriada pelos alemães.
Guaramiranga
E no alto da serra de Guaramiranga, o restaurante alemão Hofbräuhaus continua em atividade. No cardápio, pratos característicos da cozinha germânica, como o joelho de porco, o salsichão do reino, com salada de batatas e mostarda caseira; o pernil a caçador (com molho funghi) e o reconfortante caldo de carne (goulaschsuppe), ideal para as noites serranas.
Para beber, vende-se chope e cervejas alemãs (Erdinger, HB </MC> Munich e Franziskaner). De sobremesa, não podia faltar a torta de maçã (Apfelstrudel), com sorvete e molho de baunilha.
Mayara de Araújo
Repórter
Durante este mês, a partir das 11h30.
Tel.: (85) 3224.9870
Aberto para a exibição dos jogos da Copa do Mundo
Tel.: (85) 3267.1923