Memórias e sabores da Croácia

Ao mergulhar nas tradições culinárias de sua avó croata, a nutricionista Katia Gavranich resgatou receitas e memórias afetivas, compiladas em livro recém-lançado.

Postado em : 28/05/2015 14h14 Em:

 

Minestra, sopa com carne, legumes e macarrão. Segundo a autora, na Croácia é comum iniciar a refeição com sopas e caldos

Minestra, sopa com carne, legumes e macarrão. Segundo a autora, na Croácia é comum iniciar a refeição com sopas e caldos

 

Não por acaso, Katia Gavranich tomou a alimentação como rumo profissional. Formada em Nutrição pela Universidade de São Paulo e com mestrado em Engenharia de Produção, sempre teve uma proximidade muito íntima da cozinha, iniciada pelas mãos habilidosas da avó croata – a sua Baba.

Era ela quem fazia “pratos de nomes que, para nós, soavam familiares: Koulash (ou Goulash), Sarma, Zelha. Nas festas religiosas havia sempre um doce para comemorar. Na Páscoa, Hrstule, no Natal, Pushurata e Lumbljia (o panetone da Dalmácia). Foi ela quem me ensinou o gosto pela culinária, com suas texturas, aromas, temperos e segredos”. Essa história está no texto de apresentação do livro “Croácia – cozinha e memória dálmata”, resultado da imersão de Katia nessas memórias afetivas, suas e de tantos outros imigrantes da região da Dalmácia (que abrange territórios da Croácia, Bósnia e Herzegovina e Montenegro).

croacia3
Além de breves aspectos sobre a história e a cultura da região, a publicação traz 33 receitas doces e salgadas, passadas de avó para neta. Uma inspiração para variar a rotina na cozinha ou pensar numa ocasião especial.

Adriana Martins
Editora

Confira a receita  do “Lumblija” – pão de especiarias à moda de Blato:

Lumblija
Tempo:
2 horas
Rendimento:
4 a 5 pães

Ingredientes:
1,5kg de farinha de trigo
3 ovos
200g de manteiga
10 colheres (sopa) de óleo
3 xícaras de açúcar
2 copos de leite morno
150g de fermento biológico
3 colheres (sopa) de canela
2 colheres (sopa) de cravo da índia em pó
1 colher (sopa) de noz moscada em pó
1 colher (café) de pimenta do reino
2 xícaras (chá) de uva passa sem sementes
1 colher (sopa) de sal
Açúcar de confeiteiro

Modo de preparo
1. Bata no liquidificador os ovos, a manteiga, um copo de leite morno, o açúcar e os condimentos (noz moscada, cravo, canela e pimenta).
2. Dissolva o fermento no outro copo de leite morno. Misture o creme de especiarias batido à farinha, coloque aos poucos o fermento dissolvido no leite, acrescente o óleo e amasse até dar o ponto (surgir bolhas na massa)
3. Coloque a massa num recipiente de paredes altas e cubra com um pano branco e uma manta pesada para aquecer. Antes de cobrir, retire com a ajuda de uma colher de chá um pouco dessa massa, faça uma bolinha e coloque num copo americano com água morna. Quando a bolinha subir, é hora de partir a massa e fazer os pães. A massa rende mais ou menos de 4 a 5 pães de cerca de 20cm
4. Asse em forno médio (180ºC) por 1 hora. Quando estiverem prontos, polvilhe com açúcar de confeiteiro.

Busca Estabelecimentos

digite os campos abaixo para fazer uma busca refinada em nossos estabelecimentos: