À mesa com Izakeline Ribeiro: O quarto chocolate

Postado em : 28/06/2018 15h15 Em:

O que esperar do chocolate ruby? A quarta variedade da iguaria está prevista para chegar ao Brasil em janeiro, mas a gente já provou.

Depois de 10 anos de pesquisas, a Barry Callebaut, maior fabricante de chocolate e de produtos de cacau do mundo, apresentou o chocolate Ruby e nesse mês, chefs brasileiros tiveram a oportunidade de prová-lo em primeira mão em evento exclusivo em São Paulo. Entre eles, o chef Felipe Cicconato, da Sablé Diamant. Ele  não só provou como trouxe uma amostra para provarmos aqui em Fortaleza.

Apesar da cor diferente, a novidade não tem nada de artificial e nenhum corante. Diferente do que foi divulgado anteriormente, segundo Felipe, a cor se deve ao momento antecipado em que as amêndoas são retiradas da fermentação, que normalmente dura de sete a 10 dias.  Para obter o chocolate ruby, a amêndoa é retirada da fermentação no terceiro dia. Daí sabor intenso frutado, fresco, com notas azedas, lembrando frutas vermelhas. Depois de processado, ele fica com 47% de cacau.

O produto, que só chega ao Brasil oficialmente em janeiro, já está sendo testado pelo confeiteiro, que pretende antecipar suas produções com ruby, trazendo-o direto da Bélgica, onde já está disponível. A previsão é que custe R$ 80 (1 kg) em média.

“Nossa ideia é já termos produtos de Natal com o novo chocolate”, adianta Felipe, que preparou para a gente uma trufa com ganache de chocolate caramelizado e frutas vermelhas e banhada com ruby.  Pode aguardar! Para agosto, está prevista a chegada do chocolate ruby no famoso Kitkat, única marca, além da Callebaut, com liberação para utilizar a novidade até o momento.

Felipe Cicconato, da Sablé Diamant, já começou os testes com o chocolate ruby e se prepara para lançar novidades para o Natal.

Felipe Cicconato, da Sablé Diamant, já começou os testes com o chocolate ruby e se prepara para lançar novidades para o Natal.

Busca Estabelecimentos

digite os campos abaixo para fazer uma busca refinada em nossos estabelecimentos: