À mesa com Izakeline Ribeiro: Qual o seu estilo?

Conheça alguns tipos de cervejas especiais e onde encontrá-las em Fortaleza

Postado em : 04/08/2017 5h05 Em:

Ter os rótulos preferidos ao alcance da mão, descobrir novidades e viajar no fascinante mundo das cervejas especiais está cada vez mais fácil para os fortalezenses. Comprar apenas em lojas on-line ou durante viagens agora divide experiências com as várias lojas especializadas nesse segmento. Além das brejas trazidas de fora, a cidade já conta com cervejarias locais e um número interessante de pessoas que fazem cerveja em casa. Dessa forma, há motivos para comemorar o Dia Internacional da Cerveja por aqui também. A data foi criada em 2007, em uma mesa de bar, nos Estados Unidos. Os quatro amigos Avshalomov, Evan Hamilton, Aaron Araki e Richard Hernandez decidiram que a bebida merecia uma data exclusiva para ser comemorada e escolheram a primeira sexta-feira de agosto. No ano seguinte, iniciaram a promoção da data, e logo ganharam adeptos de cerca de 50 países, inclusive no Brasil.

São mais de 120 tipos de cervejas, uma variedade capaz de agradar diferentes paladares. Foto: Banco de imagem

São mais de 120 tipos de cervejas, uma variedade capaz de agradar diferentes paladares. Foto: Banco de imagem

 

Você pode comprar em garrafa, lata, chope ou growler. O brinde com sua cerveja preferida é o mais importante. Para ajudar na escolha do que provar ou por onde começar, confira alguns dos principais estilos de cervejas especiais e peça a sua. Pode ser Golden, Larger, Weiss, IPA, Pale Ale, Witbier, Weizen, Imperial Stout e Vienna. A composição, sabor e aroma variam muito entre os tipos de cerveja. Cada rótulo pode oferecer uma experiência única.

A Golden, por exemplo, segue a receita mais popular da Inglaterra. A cerveja de alta fermentação apresenta cor laranja acobreado, brilhante e com espuma baixa. Os aromas e sabores remetem ao cítrico com notas frutadas, malte caramelo e lúpulo com médio amargor e de gosto seco.

cerveja na canecaA Golden é o tipo ideal para quem quer experimentar uma cerveja mais forte e de sabor único. Já a IPA (Indian Pale Ale) é uma cerveja forte e clara com amargor característico, notas condimentadas, aroma frutal, floral e cítrico. As cervejas do tipo Stout podem ser doces ou amargas. A presença marcante de malte tostado proporciona aromas que lembram o chocolate e o café.

As cervejas do estilo Lager são de baixa fermentação, douradas e com espuma cremosa. Os aromas remetem a cereais e a um suave floral de lúpulo, de sabor leve e refrescante. A Pale Ale, clássica da escola cervejeira inglesa, é uma cerveja de alta fermentação, de cor laranja acobreado, brilhante e com espuma baixa. Os aromas e sabores remetem ao cítrico com notas frutadas, malte caramelo e lúpulo com médio amargor e de gosto seco.

Outro estilo de alta fermentação, porém da escola alemã, é a cerveja de trigo Weizen. De coloração amarelo-claro, ligeiramente turva, com espuma abundante, possui aromas e sabores intensos, com aromas que lembram banana, cravo e noz. A witbier, da escola belga, também conta com trigo na composição e tem textura saborosa e cremosa. Cuidadosamente condimentada com sementes de coentro, também conta com raspas de laranja e limão siciliano.

Esses e muitos outros estilos estão disponíveis em lojas especializadas, cervejarias artesanais e bares que têm a cerveja especial como produto de destaque. Confira o serviço e escolha o lugar onde comemorar o Dia Internacional da Cerveja.

Serviço
BMF – Beer, Meat & Fire
Av. Abolição, 2951 – Meireles. Funciona de segunda a sábado, das 9h à 1h; aos domingos, das 8h às 14h. Telefone: (85) 3121-2951.

Mestre-Cervejeiro.Com
Av. Senador Virgilio Távora, 1055 – Aldeota. Funciona de segunda a quinta, das 14h às 23h; sexta, 14h à 1h; sábado, das 10h à 1h; domingo, das 14h às 22h. Telefone: (85) 3248-2050.

5Elementos Cervejaria Artesanal
Av. Coronel Philomeno Gomes 1152 – Bairro Luciano Cavalcante. Telefone: (85) 3085-5070.
Schaide bier
Rua República do Libano, 1080 – Varjota. Funciona de quarta a sexta, a partir das 17h; aos sábados, a partir das 12h.
Telefone: (85) 98933-2574.

Hey Ho Beer Pub
Rua Nunes Valente, 1247 – Aldeota. Funciona de terça a sábado, a partir das 17h30.
Telefone: (85) 3393-8760.

/Bru/ Cerveja e Café
Rua Julio Abreu, 160, loja 15 – Aldeota. Funciona de terça a quinta, das 14h às 22h; sexta, das 14h à 1h; sábado, das 11h à 1h.
Telefone: (85) 3067- 1384

Busca Estabelecimentos

digite os campos abaixo para fazer uma busca refinada em nossos estabelecimentos: