À mesa com Izakeline Ribeiro: Sabor além da restrição

Novos ingredientes e receitas são opções para quem possui restrições alimentares. Quem tem alergia ou intolerância ao glúten e à lactose já conta com diferentes opções para encontrar prazer e sabor nas refeições

Postado em : 19/05/2017 5h05 Em:

Restrições alimentares são os principais motivos para a busca por alimentos sem glúten e sem lactose. Para a alegria desse público, a cidade já conta com boas opções nos menus dos restaurantes, além de outros segmentos, como docerias, padarias e sorveterias (confira algumas dicas na página 3). Vontade ninguém passa mais. Porém, conhecer melhor o que se come e saber preparar diferentes alimentos em casa é um interesse que cresce a cada dia. É nesse ponto que encontramos a chef Cristiane Gutierrez, que é especializada em Cozinha Natural e ministra cursos, além de ser consultora domiciliar e empresarial.

A partir da restrição de uma amiga, Cris começou a pesquisar e procurar novas opções para oferecer uma alimentação saudável e deliciosa. Das pesquisas em casa aos cursos de panificação, pós-graduação em Gastronomia, dentre outras formações, a chef foi pioneira ao se aprofundar no segmento em Fortaleza.

 

Chef Cristiane Gutierrez aposta em novos produtos para agradar a pessoas com restrições alimentares. Foto: Rodrigo Carvalho

Chef Cristiane Gutierrez aposta em novos produtos para agradar a pessoas com restrições alimentares. Foto: Rodrigo Carvalho

 

E ela comemora o bom momento do mercado para pessoas com restrições alimentares. “O mercado evoluiu muito. Quando comecei, não tínhamos quase nenhuma pesquisa relevante na área. O segmento está sendo cada vez mais ocupado por profissionais com técnica e capacitação para aprimorar o que vem sendo feito”, diz.

Atualmente, lojas e supermercados já oferecem uma boa variedade de produtos. A tradicional farinha de trigo, que não pode ser consumida por intolerantes ao glúten, tem sido substituída por farinhas nutritivas e de grãos milenares, como o trigo sarraceno, a aveia, o sorgo, o painço, a quinoa, além das mais comuns, como as farinhas de arroz branco e integral e a farinha de milho. Farinhas de sementes, como chia e linhaça, também estão presentes. As já conhecidas féculas de batata, araruta e mandioca continuam procuradas. Já no caso de quem tem intolerância à lactose, a chef prefere aproveitar os leites vegetais, como os de coco, aveia, castanhas, inhame e quinoa.

Cris ressalta que a comida sem glúten e sem lactose pode ser muito superior em termos de sabor e nutrição se soubermos usar a variedade imensa de ingredientes que existem e fugir do que é apenas modismo. “Alimentos sem glúten e sem lactose podem ser muito mais gostosos e ricos, mas não pelo simples fato de serem sem glúten e sem lactose. O que torna um alimento melhor ou mais nutritivo é o frescor e a pureza dos seus ingredientes. Comida de verdade faz alimentos mais saudáveis”, afirma.

Agende-se
Dia 27 de maio (14h) – Bolos e Muffins – Funcionais, Integrais, Veganos, Low Carb e sem açúcar.
Dia 10 de Junho (14h) – Pizzas Funcionais, Integrais, Veganas e Low Carb – com vários tipos de recheios e molhos caseiros .
Dia 17 de Junho (14h) – Salgados do Bem – com Quiches, Empadas, Coxinhas e Pastel de forno! Com opções integrais, veganas e low carb (sem frituras).
Dia 24 de junho(14h) – Padaria Funcional Integral e Low Carb – com Pão de Forma, Pães de Hambúrguer, Focaccia e Pão de Azeitona.
Dia 1º de julho (14h) – Receitas veganas – Pães, Coxinhas, Bolos e Cookies sem ovo e sem ingredientes de origem animal.

As inscrições são pelo e-mail chefcrisgutierrez@gmail.com. E todas as informações sobre horários, valores, endereço você pode obter por e-mail.

Serviço
Gastronomia funcional
Chef Cristiane Gutierrez
Redes Sociais: @chefcrisgutierrez.
E-mail: chefcrisgutierrez@gmail.com.

Busca Estabelecimentos

digite os campos abaixo para fazer uma busca refinada em nossos estabelecimentos: