Museu: Espaço do caju

Postado em : 03/09/2015 12h12 Em:

Instalado numa chácara de cinco mil metros quadrados, o equipamento é decorado por vários tipos de artesanato

Instalado numa chácara de cinco mil metros quadrados, o equipamento é decorado por vários tipos de artesanato

 

As histórias de plantio, as receitas, produtos e costumes relacionados ao cultivo do caju, no Ceará, têm um espaço bem maior do que os balcões de mercados e relatos dos agricultores. Embora pouco conhecido entre os cearenses, o Museu do Caju, no município de Caucaia, completa agora oito anos de existência. Instalado em uma chácara de cinco mil metros quadrados, ele é palco de ações sociais, tudo com sabor do caju.

“O cearense não valoriza muito essa fruta típica, então nós fazemos uma apresentação sobre o caju no Brasil e no mundo, um apanhado da cultura popular, como o caju está relacionado com as tradições indígenas”, lista o idealizador e diretor do espaço, Gerson Linhares.

A experiência no museu inclui visita a uma casa grande, na qual estão dispostos maquinários – como uma mini fábrica de cajuína –, quadros e telas que retratam a importância do caju e, como um bom espaço de visitação, lojinhas com souvenires à base do fruto. “Rapadura, mel de caju, doce, cajuína caseira, licor, vinho. Também estamos para receber o mocororó, uma bebida indígena”, diz Gerson.

Derivados do caju
Os produtos são fabricados por cerca de 45 idosos, moradores do entorno, que fazem parte de um projeto social desenvolvido no local. “Além disso, recebemos artigos de 20 municípios do Ceará que se destacam no plantio de caju, como Pacajus, Horizonte e Cascavel, mas que não são polos de turismo”, argumenta o diretor do equipamento.

Nos fins de semana, o museu abre o restaurante, que serve as tradicionais receitas cearenses como a galinha caipira e a carne de sol, além, é claro, dos preparos com a emblemática fruta – na verdade, o pêndulo que sustenta o fruto de fato: a castanha.

 

SERVIÇO

Museu do Caju
Rua San Diego, 332, Parque Guadalajara – Caucaia. Visitas agendadas de segunda a sábado; aos domingos, aberto ao público das 9h às 16h. Tel:. (85) 98835.9915

 

Jéssica Colaço
Repórter

 

Busca Estabelecimentos

digite os campos abaixo para fazer uma busca refinada em nossos estabelecimentos: