Na cozinha com Leo Gondim: Encantos europeus

Nossas páginas de hoje contarão com a presença de dois restaurantes que trazem a centenárias e maravilhosas cozinhas de Portugal e da França

Postado em : 06/07/2018 5h05 Em:

Nosso primeiro convidado é o chef Herculano Santos, um português de Aveiro, que deixou a Consultoria Financeira ligada à Agricultura, para se dedicar à área da restauração já que sua mãe, Maria Herculano, possuía um restaurante, tendo sido muito influenciado por esse mister.

O chef Herculano é proprietário do Restaurante Lagar, aqui na nossa “loira banhada pelo Sol”, sendo casado com a nutricionista Eliete Araujo. O restaurante está situado na Rua Lauro Maia, fora do eixo Varjota/Aldeota, o que para mim é fator positivo, já que propicia o movimento cultural em outros bairros e tem muitas facilidades, como estacionamento.

Chef Herculano Santos comanda o restaurante Lagar com o melhor da culinária portuguesa. Fotos: LC Moreira

Chef Herculano Santos comanda o restaurante Lagar com o melhor da culinária portuguesa. Fotos: LC Moreira

 

Herculano aponta como diferencial de seu restaurante o atendimento, já que ele mesmo acompanha o serviço de salão, sendo sempre solícito com os comensais, e atento às perguntas feitas por esses sobre a comida, um bom vinho etc.

No Lagar, serve-se a mais legítima cozinha lusitana (da terra de Luís de Camões), e entre seus pratos mais pedidos estão: o Bacalhau a Lagareiro (lagar é o local onde se moem as azeitonas para se retirar o azeite de oliva), o Bacalhau entre Rios, rico em azeite, e o com Natas, que é muito farto e bastante apreciado. O Herculano serve também um delicioso Filé ao Molho Madeira, além de uma Linguiça caseira que é servida assada com o fogo indo à mesa, tradição portuguesa com certeza! Outras delícias são o Pargo e a Tilápia com legumes salteados.

sobremesa do Restaurante Lagar

Mas o que mais me agrada, tanto quanto o Bacalhau, é o famoso Leitão à Bairrada, prato típico da região que envolve Aveiro e Coimbra. Com sabor diferenciado, a origem do Leitão à Bairrada data do século XVII, quando a criação de suínos tornou-se excessiva na Bairrada, fazendo com que seus habitantes a comercializassem. É do Mosteiro de Lorvão, no ano de 1743, o mais antigo registro da iguaria.

No Restaurante Lagar, o chef Herculano o faz de maneira bem tradicional, temperando o suíno (de aproximadamente 15 kg) com sal, pimenta, azeite, salsa, noz moscada e a própria banha de porco. Ao final a preparação pesa entre quatro e cinco quilos. O Leitão é assado em um forno, suspenso por uma barra de ferro fabricada pelo próprio Chef.

sobremesa do Restaurante Lagar

A tradição no Lagar é que o Leitão à Bairrada seja preparado todo domingo, onde é vendido a “retalho” ou inteiro. Mas, o chef Herculano aceita encomendas e prepara o Leitão para sua ocasião especial, seja qual for o dia. Uma verdadeira oportunidade de degustar um prato delicioso e feito com técnicas apuradas e com insumos de primeira qualidade.

No Lagar, o chef prepara e vende por encomendas: o presunto Serrano, Alheiras, Farinheiras e muitos doces portugueses, que são servidos no cardápio também.

Indico, sem medo, uma visita ao Restaurante Lagar. O chef Herculano Santos irá surpreendê-lo!

Serviço
Restaurante Lagar
Rua Lauro Maia, 625 – José Bonifácio
Telefone: (85) 99980.5821

Busca Estabelecimentos

digite os campos abaixo para fazer uma busca refinada em nossos estabelecimentos: