Na cozinha com Leo Gondim (parte I): Mucuripe e seus encantos

Bairro tradicional de Fortaleza, o Mucuripe é originário de uma colônia de pescadores e guarda em suas ruas e vielas muitas histórias de aromas e sabores

Postado em : 20/04/2018 5h05 Em:

Nossa coluna de hoje vai dar um passeio no charmoso Mucuripe e fazer uma visita a dois restaurantes que estão marcando a vida gastronômica do bairro das jangadas e suas brancas velas. Nossa primeira visita é ao Restaurante La Vilany, um tradicional espaço de alimentação, incrustado numa viela, que é a Rua Olga Barroso, e de propriedade de Vilany Rodrigues, uma senhora que representa, com muita honra, as famílias de pescadores da área.

La Vilany serve peixes e frutos do mar no bairro Mucuripe. Fotos: LC Moreira

La Vilany serve peixes e frutos do mar no bairro Mucuripe. Fotos: LC Moreira

 

Vilany veio de Beberibe com a família. Seu pai, José Clicerio Rodrigues, era exímio construtor de barcos de pesca. Desta forma, participou alegremente de festejos, feiras e leilões que permeavam a vida do Mucuripe, fazendo um congraçamento de seus habitantes.

Vilany foi bancária por 15 anos e, de repente, teve a ideia de fazer algo diferente, começando a vender petiscos e bebidas em um barzinho de sua propriedade, com mesinhas na rua. Com pratos à base de frutos do mar, ela foi pegando gosto e vendo a grande aceitação de sua cozinha. Com isso, ela resolveu fazer uma reforma em sua pequena casa e montar no térreo um simpático restaurante.

O primeiro prato feito pela Vilany foi um Peixe Grelhado ao Molho de Camarão, que até hoje é o prato mais solicitado pela extensa clientela, ou seja, é a estrela da casa. Desde o início do barzinho, tinha entre os clientes o intelectual e saudoso Claudio Pereira, agitador cultural da cidade e que fez uma imensa divulgação da cozinha da Vilany e de seu restaurante. O sucesso veio cada vez maior e, hoje, o restaurante serve peixes, camarões, lagostas e outros pratos mais populares, lotando todos os dias e fazendo a festa do cearense.

restaurante La Vilany

Vilany fica sempre na cozinha. É ela quem prepara todos os pratos. Seu Sirigado no Molho é o melhor de nossa “loira banhada pelo Sol”. A Peixada, bem como a Panelada e a Feijoada, nos finais de semana, são impagáveis.

O atendimento no salão é de responsabilidade da irmã de Vilany, Vania Rodrigues, muito simpática e estilosa no vestir e no tratar. Atende as mais variadas “tribos” que frequentam o local.Não são poucas as personalidades que valorizam a cozinha praieira da Dona Vilany. Gal Costa, Wagner Moura, Arnaldo Antunes, Fagner, entre outros, quando estão em Fortaleza, não perdem a oportunidade da boa mesa da casa. Porém, para Vilany, famosa mesmo é toda a sua clientela, e entrou no restaurante é importante, seja lá quem for.

pratos do restaurante La Vilany

Com carinho, educação e temperos de primeira qualidade, ela conquistou o bairro e a cidade. Vilany Rodrigues é prata e ouro do nosso Ceará, do escritor José de Alencar e do poeta e cantor Ednardo Sousa, que esta semana faz aniversário.

Viva a cozinha popular regional do Mucuripe!!!

 

Confira aqui a segunda parte desta coluna.

Busca Estabelecimentos

digite os campos abaixo para fazer uma busca refinada em nossos estabelecimentos: