Na cozinha com Leo Gondim: O ‘Oscar’ da gastronomia nacional

Na última terça-feira, foi lançado, em Fortaleza, o Encontro de Chefs Nacionais, o Enchefs Brasil, 2017. Tudo ocorreu em uma festa cheia de surpresas e emoções.

Postado em : 01/12/2017 9h09 Em:

Ingrid Lopes, Jane Alves e Geraldo Guerra lançaram o EnChefs Brasil em Fortaleza Foto: JL Rosa

Ingrid Lopes, Jane Alves e Geraldo Guerra lançaram o EnChefs Brasil em Fortaleza. Foto: JL Rosa

 

Nossa “loira banhada pelo sol” vai fervilhar em fevereiro, quando sediará o maior encontro de chefs de cozinha do Brasil. O evento já conta com três edições, a primeira em Pernambuco, a segunda em Mato Grosso e a terceira no Estado do Amazonas.

O Ceará, desta vez, será a sede do evento, trazendo às terras alencarinas uma grande quantidade de profissionais do ramo da alimentação, em destaque os profissionais que comandam as mais diversas cozinhas Brasil afora.

Durante o Enchefs, ocorre o Prêmio Dolmã, considerado o Oscar da gastronomia brasileira, que premia profissionais que, com antecedência, foram escolhidos em seus Estados para participar do certame. Serão 27 Estados representados por profissionais de gabarito, que além de praticarem a arte e ciência da gastronomia, devem ser cultos o suficiente para conhecer a história de seus respectivos Estados, a origem dos seus pratos e insumos regionais e saber se expressar ao grande público como um verdadeiro embaixador de sua cozinha regional estadual. O Prêmio Dolmã exige um ganhador de respeito, com histórico profissional comprovado e que seja um líder na sua região.

O objetivo deste grande evento é promover e ampliar os laços sociais e profissionais dos chefs brasileiros, fortalecendo a gastronomia dos Estados participantes, que terão a oportunidade de divulgar a cultura e tradição de seus rincões.

A gastronomia traz divisas e é um elo importante na cadeia produtiva do Estado, sendo um fortalecedor da economia, produzindo empregos, movimentando o comércio e trazendo turismo de qualidade. Estima-se um público participante de 5 mil pessoas, entre profissionais do ramo da alimentação, amantes de uma boa cozinha e curiosos. Produtos e serviços poderão ser vistos em área destinada à exposição e apresentação de novos equipamentos de cozinhas, novos produtos industrializados, cooperativas agrícolas, trade turístico e outros segmentos. Espera-se a participação máxima do empresariado ligado aos setores envolvidos no importante evento.

O Enchefs e o Prêmio Dolmã foram idealizados pelo antenado Geraldo Guerra, gestor de projetos e Presidente do Grupo Conforto Gastronômico e Comitê da Gastronomia Brasileira, que esteve presente à festa de lançamento, trazendo prestígio e confiabilidade ao certame. Para Geraldo, é importante a participação de todos os envolvidos nos setores da gastronomia e do turismo. Os estudos demonstram que o evento colabora substancialmente para o desenvolvimento da área. Também esteve presente em Fortaleza a competente coordenadora nacional do Enchefs, Ingrid Lopes, que trouxe a certeza da participação de todos os Estados com o que há de mais representativo na gastronomia brasileira.

Deve-se o sucesso do lançamento e a organização estadual do evento à executiva Jane Alves, que traz, com seu profissionalismo, a certeza do sucesso da empreitada.

No Ceará, a Associação dos Chefs se faz presente, apoiando o evento através do Presidente chef Luciano Ferreira, assim como o Sebrae, com o Superintendente Joaquim Cartaxo, e a Secretaria de Aquicultura e Pesca, na pessoa do Secretário Euvaldo Bringel.

Parabéns Ceará, parabéns Brasil. Salve o Enchefs e viva a Gastronomia brasileira!

Busca Estabelecimentos

digite os campos abaixo para fazer uma busca refinada em nossos estabelecimentos: