Na cozinha com Leo Gondim: Prêmio Dólmã em Fortaleza

Dolmã é a vestimenta do chef de cozinha, que denomina um dos maiores concursos nacionais de Gastronomia. Este ano o certame será realizado aqui em Fortaleza, atraindo os olhares de todo o Brasil para nossa bela capital

Postado em : 29/09/2017 5h05 Em:

O Prêmio Nacional Dólmã foi idealizado no ano de 2013 por Geraldo Guerra Júnior, Gerente de Projetos e Presidente do Grupo Conforto Gastronômico e do Comitê da Gastronomia Brasileira. A criação deste prêmio surgiu a partir de um estudo sobre o mercado gastronômico, através do qual se identificou a necessidade de se propor um modelo de premiação para valorizar e dar a conhecer os profissionais da gastronomia brasileira.

O projeto Prêmio Dólmã foi desenvolvido na plataforma do Facebook, por se tratar de uma das redes sociais mais movimentadas da internet e por possuir a capacidade de feedback imediato, que possibilitou ao projeto uma ampla divulgação, adesão e reconhecimento da classe dos profissionais, das empresas, dos consumidores e de toda a cadeia de fornecedores do setor. São indicados três Chefs de Cozinha, de cada estado, na Categoria Estadual e cinco chefs de cozinha, sendo um de cada região brasileira, na Categoria Nacional.

foto de divulgação do Na cozinha com Leo Gondim: Prêmio Dólmã em Fortaleza

O evento é itinerante, realizando-se a cada ano em diferentes Estados. Já receberam o Prêmio Nacional Dólmã, os Estados de Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Amazonas. Nesse contexto, na sua última edição em 2016, na cidade de Manaus, a Associação dos Chefes de Cozinha do Ceará participou do evento e recebeu o desafio de realizar esta premiação em 2017 no Estado do Ceará.

O Encontro de Chefs do Brasil antecede a Cerimônia do Prêmio Nacional Dólmã, onde os Chefs premiados da atual e das edições anteriores ao Encontro Nacional de Chefs do Brasil vão se socializar e trocar experiências. O evento está agendado para novembro, no Centro de Negócios do Sebrae.

Aqui no Ceará o Enchefs é Coordenado pela executiva Jane Alves, que vem colaborando bastante com o reconhecimento do profissional de cozinha. É importante ressaltar que esse é o segundo ano consecutivo que o concurso do Enchefs CE está sendo realizado em Fortaleza. Em 2016, o chef Gilvan Lopes foi vencedor do concurso, e em Manaus, concorreu com mais dois chefs cearenses, sendo agraciado com a estatueta na Cerimônia de premiação do Prêmio Nacional Dólmã, recebendo o título de Embaixador Cearense.

Neste ano, nosso candidato é o chef Louhen Aquino. Nossa modesta opinião é que prêmios deste quilate vêm engrandecer a gastronomia nacional, promovendo um congraçamento entre chefs de nosso Brasil de área continental, onde as distâncias são enormes. Fortaleza está de parabéns!

Serviço
Associação dos Chefs do Ceará
Rua Frei Mansueto, 151 – Sala 204 – Meireles – chefsceara@hotmail.com –
(85) 98712. 1872 – facebook.com/chefsceara/

Busca Estabelecimentos

digite os campos abaixo para fazer uma busca refinada em nossos estabelecimentos: