Na cozinha com Leo Gondim: Sabores de família

Postado em : 11/05/2018 5h05 Em:

Neste Dia das Mães, nada melhor que convidar os filhos para fazerem uma surpresa para suas mães. Hoje, nossos convidados são os irmãos Oziel Gomes Jr e e Cristiane Queiroz, produtores culturais, que prepararam uma deliciosa iguaria para a sua mamãe, Dona Rosilda Queiroz, uma simpática e comunicativa senhora de 85 anos, com cabeça de 40, muito conhecida em nossa “loura banhada pelo sol”, visto que frequenta muitos dos locais de cozinha famosa e bebida farta, tudo sempre acompanhada dos filhos.

Oziel Gomes e Cristiane Queiroz prepararam uma receita especial para a mãe Rosilda Queiroz Foto : LC Moreira

Oziel Gomes e Cristiane Queiroz prepararam uma receita especial para a mãe Rosilda Queiroz Foto : LC Moreira

 

A cozinha sempre foi um ponto forte na família de D. Rosilda. Desde a infância os filhos foram embalados nos temperos e sabores que suas avós e mãe dedicadamente lhes serviam. De origem amazonense, quando chegaram a Fortaleza trouxeram a manha no preparo dos peixes de rio e alguns pratos árabes da vizinha libanesa, Dona Nazua. No Ceará, descobriu-se uma nova paixão pelos frutos do mar e pelas comidas do sertão.

“Apesar de toda a curiosidade em aprender, cozinha, na minha adolescência, não era lugar de homem e não adiantava insistir. O tempo foi passando e quando saí de casa para morar sozinho, vi que conseguia passar um bife parecido com o delas, meu arroz era gostoso, o feijão verde também ficou no ponto e aí surgiu de vez a minha paixão pela alquimia do fogão. Mamãe já então mais relaxada com normas e regras quanto a homem cozinhar, viu uma possibilidade das receitas de família não ficarem perdidas e passamos a realizar juntos muitas experiências na cozinha”, conta Oziel.

Há dois anos, viveram uma experiência muito rica. Decidiram publicar um livro com as receitas mais famosas de D. Rosilda e, quando foram pesquisar as suas anotações, descobriram que ela tinha tão somente os ingredientes e uma noção básica do fazer. Resolveram então, durante três meses, dedicar cada domingo para desenvolver uma receita e anotar quantidades, tempo de cocção e aqueles segredinhos com pitadas mágicas de sua mãe. O resultado é uma obra bem interessante, cheia de sutilezas e pequenos segredos. Uma maravilha.

Clique aqui para ver a receita deste pernil de carneiro ao forno

Clique aqui para ver a receita deste pernil de carneiro ao forno

 

Pedi aos irmãos Oziel e Cristiane que preparassem uma receita para fazer uma surpresa a D. Rosilda e que inspirasse nosso leitor a preparar para suas mães a delícia ofertada. A dupla de pronto me atendeu e preparou um Pernil de Cordeiro. Clique aqui para ver como preparar.

Aproveitem!

 

ERRATA – Leão do Sul

Diferente do que saiu na edição do dia 27/04 nesta coluna, os pastéis de carne, frango e queijo custam R$ 7 na loja Leão do Sul Centro (Rua Pedro Borges, 193 – telefone: 3231.0306). O proprietário da loja do Centro é Dany Ricardo Dantas. Na loja da Aldeota (Rua Antônio Augusto, 1100 – telefone: 3252.1610), os pastéis de carne, frango e queijo saem a R$ 12,30. Há ainda outros 40 sabores. Os proprietários da loja da Aldeota são Ricardo Ribeiro Rangel e Kariny Dantas Rangel.

Busca Estabelecimentos

digite os campos abaixo para fazer uma busca refinada em nossos estabelecimentos: