Na cozinha com Leo Gondim: Sabores de Portugal para a Páscoa

O bacalhau, definitivamente, é o melhor e maior representante de uma boa mesa na Semana Santa. Aqui em Fortaleza é servido em diversas casas comandadas por portugueses

Postado em : 23/03/2018 5h05 Em:

Bacalhau a Lagareiro é uma das receitas mais apreciadas neste período Foto: Izakeline Ribeiro

Bacalhau a Lagareiro é uma das receitas mais apreciadas neste período Foto: Izakeline Ribeiro

Bacalhau é o membro de maior importância da família Gadidae, a mesma da merluza, do haddock, e se caracteriza por ser uma carne branquinha, macia e de sabor suave. Mas vou ficar aqui com a afirmação que bacalhau mesmo é o Cod Gadus Morhua, que é o legítimo, tendo também o Cod Gadus Macrocephalus, que é o bacalhau do Atlântico. Os demais são considerados apenas peixes salgados. Fortaleza, já há algum tempo, acolhe com simpatia portugueses que aqui chegam para agregar valor ao nosso mercado gastronômico. Entre eles, destaco aqui, com muito louvor, o casal Armando Vieira Leite e a chef e gastróloga Berta de Castro Lopes, que no Restaurante Marquês, primeiro o da Rua José Lourenço, e, agora, no Marquês da Varjota, praticam uma cozinha portuguesa legítima com produtos provenientes de São Paulo e da “terrinha”, que proporcionam à preparação um sabor legítimo da terra de Camões.

A Cataplana de Bacalhau é uma das novidades do Marquês da Varjota comandado pela chef Berta Lopes. Foto: LC Moreira

A Cataplana de Bacalhau é uma das novidades do Marquês da Varjota comandado pela chef Berta Lopes. Foto: LC Moreira

 

Mas, o Marquês da Varjota traz também em seu cardápio pratos regionais com peixes como o Sirigado, que é servido ao lagareiro (lagar é o lugar onde se pisam as azeitonas para fazer azeite) ou ao Padeiro. Voltando ao Bacalhau o prato chefe da casa é o Bacalhau à Lagareiro. Muito azeite extravirgem e postas divinas do peixe sagrado dos mares frios fazem o sucesso desta preparação culinária. Entre as sobremesas estão os tradicionais Pastéis de Nata e as tortinhas de amêndoas portuguesas. São 18 anos de Fortaleza e de trabalho árduo para manter um produto de qualidade e um serviço impecável.

Entre as novidades que surgem no cardápio estão a Cataplana de Bacalhau, um prato farto e delicioso que leva este nome devido à panela na qual é preparado.

Outro destaque aqui em Fortaleza vai para o Sr. João Carlos Oliveira, o João do Bacalhau, famoso chef, proprietário do restaurante de mesmo nome. O restaurante existe há 12 anos, período de imenso sucesso, visto que João sempre trabalhou e trabalha com insumos portugueses de primeira qualidade.

Jéssica Oliveira comanda o restaurante fundado pelo pai João Oliveira, o João do Bacalhau. Foto: LC Moreira

Jéssica Oliveira comanda o restaurante fundado pelo pai João Oliveira, o João do Bacalhau. Foto: LC Moreira

 

A casa tem uma decoração fantástica, com muitos azulejos legitimamente portugueses nos tons azul e branco, além de quadros e louças que nos remetem à terra de Fernando Pessoa.

Destaco, entre os melhores pratos do restaurante, o Bacalhau à Lagareiro, o Entre Rios, banhado no azeite, o Bacalhau com Natas e o delicioso Serigado. A casa, há três anos, é comandada pela filha de João, Jéssica Oliveira, que não foge à tradição e tem um dom de servir bem. Ela controla tudo, da cozinha à administração do local. A cozinha tem no seu comando os chefs Amadeu e o Sr. Erinaldo.

O Restaurante João do Bacalhau apresenta também shows de fado com uma legítima Noite Portuguesa, trazendo sempre de São Paulo cantoras e fadistas de primeira grandeza.

A outra casa que destaco aqui na nossa cozinha é o Restaurante Lagar, do chef Herculano, um português que aqui chegou para agregar valor ao nosso mercado gastronômico. O restaurante tem uma decoração simples e que nos aproxima das terras lusitanas. Aconchegante, é um local para se visitar e realizar o sonho de comer aquele delicioso bacalhau ou mesmo um Leitão da Bairrada, aquele leitão assado inteiro e uma das especialidades do chef.

apresenta a típica cozinha portuguesa com simplicidade e muito sabor. Foto: LC Moreira

apresenta a típica cozinha portuguesa com simplicidade e muito sabor. Foto: LC Moreira

 

Nossas sugestões para a Semana Santa são essas. Não deixe de prestigiar os nossos amigos portugueses, que com seu incansável trabalho trouxeram para o Ceará, nossa Terra da Luz, a tradicional Cozinha Portuguesa, que encanta por seus sabores, seus aromas e sua espetacular apresentação no prato.

Uma Feliz Páscoa para todos! Tempo de renascer!

Serviço
Lagar
Rua Lauro Maia, 625 – José Bonifácio.
Telefone: (85) 99980.5821

Marquês da Varjota
Rua Frederico Borges, 426 – Varjota.
Telefone: (85) 3023.5120

João do Bacalhau
Rua República do Líbano, 1079 – Varjota. Telefone: (85) 3267.3029

Busca Estabelecimentos

digite os campos abaixo para fazer uma busca refinada em nossos estabelecimentos: