Na cozinha com Léo Gondim: Templos da gastronomia

O mercado da restauração, em Fortaleza, conta com casas bem montadas e de muito bom gosto. Hoje vamos falar de três delas, que me encantam

Postado em : 09/03/2018 5h05 Em:

Montar um restaurante não é uma coisa fácil, são diversos pontos a serem analisados: localização, vizinhança, público-alvo, tipo de cardápio, serviços de mesa e de cozinha, além, claro, de projeto arquitetônico e ambientação.

Entre as mais belas casas de pasto destacam-se o já tradicional L’ô Restaurante, a linda casa de Cecília e Augustin Herrera, o restaurante Pipo, do jovem Chef e dublê de várias outras artes Pipo, e o Biströ Garrafeira, que é fruto de uma sociedade composta por Rodrigo Frota, Garcez Neto, Alcimor Neto, Rafael Sá e Leonardo Melo. Todas as casas tiveram em seu planejamento e composição a total atenção de profissionais que fizeram com que o resultado ficasse perfeito.

L'ô Restaurante, Bistrô Garrafeira e Pipo Restaurante encantam com sabores e ambientes exclusivos. Fotos: LC Moreira

L’ô Restaurante, Bistrô Garrafeira e Pipo Restaurante encantam com sabores e ambientes exclusivos. Fotos: LC Moreira

 

O L’ô Restaurante é um dos mais belos restaurantes do Brasil, com um prédio feito especialmente para sua localização, que teve como arquiteto o competente Racine Mourão e que possui em suas grandes paredes obras não menores de Rian Fontenele, que trazem para a casa um ar de grandeza, mas sem “abafar” o cliente, que se sente muito à vontade no lindo espaço criado. O L’ô possui um jardim com mesas e bar, onde se realizam pequenos e médios eventos, ou grandes grupos que preferem reuniões ao ar livre. Um grande diferencial do restaurante é o serviço, com equipe bem treinada e atenciosa. Tudo corre às maravilhas.

O Chef Cícero Jr, cria da grande Chef Marie Anne Bauer, a nossa francesa, pratica uma cozinha exemplar com pratos à base de frutos do mar, peixes, filés e outras delícias. O L’Ô tem cardápios especiais para festas e sedia casamentos, aniversários e outras comemorações.

A moderna Garrafeira tem projeto e ambientação da Arquiteta Sandra Frota, que, com seu sentimento apurado, transformou o espaço em um local super-agradável, cheio sofisticação e com elementos descolados. Uma mistura que deu certo. São obras de arte moderna que compõem o ambiente, deixando-o mais leve.

frutos por mar

A Garrafeira é um Bistrô descontraído e que recebe muito bem os seus clientes , sempre ávidos por novidades, boas bebidas e uma mesa que os surpreenda. O local já virou point de uma turma festeira da cidade. Através de seu visual, ele convida sempre para mais festas. Possui um wine bar com uma adega e variados rótulos dos melhores vinhos, além, claro, de oferecer uma carta de drinks especiais, servidos por um staff bem treinado e totalmente entrosado com o seu público.

Nos finais de semana a Garrafeira vibra, ao som de DJs com muita musica eletrônica.

A chef do Bistrô Garrafeira é a Liliam Braz, que realiza uma cozinha de responsabilidade, com produtos de primeira qualidade e frescos. Ela faz um passeio pelo tradicional e internacionalíssimo Filé de Peixe au Beurre Blanc com Cuscuz Marroquino, passando por Polvo, Lula e Camarões, preparados com temperos caseiros como um curry delicioso. O Bistrô Garrafeira faz eventos na unidade do Meireles.

O Pipo Restaurante, é um capítulo à parte. Está entre os mais belos restaurantes do Brasil, sendo um conjunto de bom gosto, descontração, sofisticação no ponto certo e uma ambientação de impacto, mas que deixa o cliente muito à vontade.

Obra do Arquiteto Tiago Falcão, que mais uma vez traz um trabalho primoroso para Fortaleza. Tiago foi responsável também pelos jardins que, além de belo paisagismo, apresenta obras esculturais de Célio Gurgel.

O interior do Pipo é de uma categoria ímpar. Belíssimas mesas adornadas por lindos arranjos, um piano que encanta a todos e tem em suas paredes valiosas obras de arte que vão de Aldemir Martins, Sérgio Helle a Antonio Bandeira, formando uma descolada Galeria de Arte, com obras comercializadas no local.

prato de macarrão

A cozinha do Pipo tem, claro, a mão do Pipo, o empresário “dono” do restaurante. Hoje, ela é comandada pelo chef Diego Gaston, que trabalhou nos dois melhores restaurante da Itália: o Cracco e a Osteria Francescana, dois três estrelas Michelin. Entre peixes frescos, ostras, camarões, filés bovinos e outras delícias, destaco a Tábua do Mar com Ostras Rockefeller, Lagostas e Camarões, que faz a festa dos clientes do Pipo.

A cozinha praticada pelo Chef Diego é cheia de sutilezas e traz para a mesa o sonho empratado, ou seja, aquela comida deliciosa e leve que buscamos em nossos passeios gastronômicos.

Fico feliz e Fortaleza está de parabéns! Restaurantes como esses nos enchem de orgulho!

Serviço
L’ô Restaurante
Av. Pessoa Anta, 217 – Centro.
Telefone: (85) 3265.2288

Bistrô Garrafeira
1-Shopping RioMar – Papicu.
2-Rua Vicente Leite, 520 – Aldeota.
Reservas: (85) 99845.0520

Pipo Restaurante
Rua São Gabriel, 421 – Dionísio Torres. Telefone: (85) 3051.1340

Busca Estabelecimentos

digite os campos abaixo para fazer uma busca refinada em nossos estabelecimentos: