Opinião: Cerveja artesanal é só uma modinha?

Postado em : 13/04/2018 5h05 Em:

Inspirado nos comentários que ouço no trabalho (Cervejaria Turatti), decidi escrever sobre cerveja artesanal ser ou não uma tendência passageira. Eu poderia usar “n” argumentos para afirmar que não é só uma modinha, mas só um já basta: evolução do paladar.

brinde com cervejaSe eu pedisse uma comparação do que você come e bebe hoje com o que consumia na adolescência, tenho certeza que as respostas seriam bem diferentes… Ou, pelo menos, deveriam ser. Acredito que já não se alimente de macarrão instantâneo nem brinde com “vinho de garrafa de plástico”. Suas refeições evoluíram, suas bebidas evoluíram, bem como outros hábitos. Por que não sua cerveja? A cerveja que você bebe hoje é a mesma que bebia na adolescência? Posso apostar que não.

As pessoas que atravessam essa barreira e se aventuram nas artesanais raramente abandonam esse hábito. Quando o paladar evolui, seja em qualquer área da gastronomia, não tem volta. “Mas tá fácil encontrar cerveja artesanal em Fortaleza?” Com certeza. Hoje temos quatro cervejarias artesanais registradas no Ceará, outras tantas por inaugurar e uma dúzia de bares e lojas especializadas, fora as gôndolas de mercados e empórios. Então, seja curioso e experimente tudo o que puder! Qualquer dúvida sobre onde achar pode me procurar que terei prazer em ajudar.

 

Por Sérgio Soares Jr. 

(Instagram: @sergiotsjr)
Sommelier na Cervejaria Turatti, professor do curso de Sommelier de Cervejas, consultor, curador do BeerFlakes e criador do blog Lupulento.

Sérgio Soares Jr.

Sérgio Soares Jr.

Busca Estabelecimentos

digite os campos abaixo para fazer uma busca refinada em nossos estabelecimentos: