Conhecendo o Ceará

Sobral: A capital da Zona Norte (parte I)

Atrações turísticas, eventos e negócios atraem um grande fluxo de pessoas para Sobral. O Caderno Sabor passou por lá e preparou um guia especial de onde comer na cidade

Postado em : 04/05/2018 5h05 Em:

Conhecida por “Princesa do Norte”, “Estados Unidos de Sobral” ou mesmo “A Quarta Roma”, Sobral, a 238 km de Fortaleza, recentemente foi classificada pelo Ministério do Turismo do Brasil como município categoria B em atrações turísticas, o que significa ser um dos 167 municípios do país com grande potencial e estrutura turística. Segundo a Margarida Rodrigues, gerente de Turismo da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, além do já referenciado turismo de eventos e negócios, as potencialidades gastronômicas e ambientais também se destacam na cidade, bem como a arquitetura histórica cultural de relevância nacional.

Centro Comercial Chagas Barreto, o Mercado Central de Sobral

A primeira parada da nossa equipe foi o Centro Comercial Chagas Barreto, mais conhecido como Mercado Central, que é dividido em dois prédios, e está em atividade há 14 anos. Luis Fernando, Chefe de Núcleo do Mercado Público de Sobral, destaca que a presença de frutas de época e sempre frescas atraem muitas pessoas, além do setor onde são servidas comidas populares.

Lúcia de Fátima (acima) e Maria Lionete (abaixo) servem comida no setor das cafezeiras. Fotos: Alex Costa

Lúcia de Fátima (acima) e Maria Lionete (abaixo) servem comida no setor das cafezeiras. Fotos: Alex Costa

 

Em um dos prédios está o setor de frutas, verduras, ervas e as cafezeiras, como são chamados os boxes que servem comida no piso superior. Mas, antes mesmo do estabelecimento do Mercado, o comércio já acontecia no entorno. Dona Terezinha Nunes está por lá todos os dias, das 5h às 14h, vendendo frutas, verduras e legumes, em sua maioria oriundos de Tianguá (90 km de distância). Isso garante produtos frescos e da região diariamente para seus clientes. Maracujá, batata-doce, mamão, cheiro-verde, cenoura e pimentão são alguns dos itens disponíveis.

 

Maria Lionete

Já entre as cafezeiras, dona Lúcia de Fátima Aires Bento, de 59 anos, viu o Mercado crescer na frente de sua casa. Há 37 anos, a senhora simpática e atenciosa prepara café da manhã e almoço e está no mercado desde sua abertura, em 2004. Às 5h já tem sopa pronta, pão de milho, café e panelada. No decorrer da manhã, ela cozinha frango assado, bife acebolado, entre outras opções, todas acompanhadas de arroz, macarrão, feijão e salada. Também vale experimentar o que Maria Lionete Bezerra prepara no box 47. Lá, o prato feito de sarrabulho, por exemplo, sai a R$ 10 com arroz, feijão, salada, farofa e macarrão. Panelada, frango, porco, bife e cozido estão no menu.

Dona Terezinha Nunes vende frutas e verduras diariamente, a partir das 5h Foto : Alex Costa

Dona Terezinha Nunes vende frutas e verduras diariamente, a partir das 5h. Foto: Alex Costa

 

Serviço
Centro Comercial Chagas Barreto
Setor de Hortifruti / Ervas / Cafezeiras / Carnes
Segunda a sexta, das 5h às 17h; sábados, das 5h às 16h; domingos, das 5h às 12h.
Rua Viriato de Medeiros, 1250 – Sobral.

Busca Estabelecimentos

digite os campos abaixo para fazer uma busca refinada em nossos estabelecimentos: