Turismo com bebidas: brindes pela estrada

Postado em : 13/11/2014 20h20 Em:

Agências de turismo e projetos alternativos oferecem experiências únicas a interessados em conhecer o mundo a partir de bebidas. Os diferenciais vão desde propostas slow-travel, com roteiros mais demorados em vinícolas, até verdadeiras aventuras cervejeiras

Imagine fazer um passeio de bicicleta pelos vinhedos franceses, curtindo a paisagem e a temperatura amena. Ou, ainda, embarcar numa road trip pelos Estados Unidos em busca das melhores cervejas do país?

Pois não é preciso ficar na imaginação. Em vez dos tradicionais pacotes de viagem com itinerários apressados, alguns projetos e empresas têm ganhado espaço com propostas alternativas, baseadas no turismo etílico. Uma delas é a Vidaboa Viagens, fundada em 2010 e sediada em Florianópolis e em Borgonha, na França, cuja atuação é baseada no conceito de slow-travel. “Trata-se de um ritmo agradável, dando tempo para o passageiro sentir cada lugar e provar seus vinhos. Nada de visitar 15 cidades em cinco dias”, explica a sócia Alessandra Licati. A agência opera na França, Itália, Portugal, Alemanha, África do Sul e Uruguai.

Como de novembro a fevereiro as temperaturas nesses países caem, a Vidaboa só oferece pacotes de março a outubro. Assim, o próximo Wine Tour acontece de 2 a 7 de março, em Borgonha.

A viagem de seis dias e cinco noites, com hospedagem em hoteis de luxo, almoços e jantares gourmets e acompanhamento de guia conhecedor de vinhos, custa 1975 euros por pessoa (cerca de R$6300), para grupo mínimo de seis integrantes. Passagens aéreas não estão inclusas.

Com a facilidade de sites para busca de passagens e hospedagem, pacotes turísticos já não são a única alternativa dos viajantes. Segundo Alessandra, o diferencial de projetos como o da Vidaboa é a maneira como os destinos são apresentados.

“Nossos tours são guiados por um profissional que fala português, que vai explicando sobre o terroir da região”, esclarece. Além disso, os roteiros garantem experiências únicas, como “aquela vinícola pequena, escondida e que produz um Grand Cru espetacular, reservado a poucos; um pôr do sol num lugar especial ou um piquenique gourmet em pleno vinhedo”.

Cervas

No mundo das cervejas, Rafael Moschetta –- conhecido por seu trabalho de marketing junto a Cervejaria Colorado e agora mestre cervejeiro –- também cansou dos pacotes turísticos tradicionais.

“Um problema comum nessas viagens era equilibrar os programas cervejeiros com as atrações turísticas e gastronômicas dos lugares que visitávamos. Por isso resolvi montar um canal onde pudéssemos apresentar roteiros cervejeiros com mais de uma temática”, diz Moschetta, justificando a criação do projeto Cerveja Para Viagem.

“Meu objetivo não é ser uma agência de viagens, mas um portal de turismo cervejeiro, onde as pessoas possam buscar dicas de cada cidade. E também abrir alguns dos roteiros para quem quiser me acompanhar nestas viagens”, detalha.

Rotas

A primeira aventura já acontece no próximo dia 27: uma road trip de três mil quilômetros, visitando 20 cervejarias em 20 cidades diferentes dos Estados Unidos. “Nessa primeira viagem, queremos juntar o máximo de conteúdo para apresentar no nosso futuro blog, e nas redes sociais. Mas o primeiro pacote que vamos comercializar será o do Canadá, que acontecerá no primeiro semestre de 2015, junto com o Mondial de La Bière, em Montreal”, adianta Moschetta.

Antes do projeto, ele organizou, por quatro anos, caravanas de brasileiros para esse evento. Empolgado, o cervejeiro já adianta outros possíveis pacotes para o próximo ano, capazes de inquietar qualquer amante de cervejas artesanais: cervejas e food trucks em Portland e uma rota das melhores brejas norte-americanas acompanhadas dos melhores hambúrgueres do país. As datas ainda são incertas; resta acompanhar o Cerveja Para Viagem nas redes sociais e aguardar.

Mayara de Araújo
Repórter

Serviço
Cerveja Para Viagem
Rafael Moschetta – Academia de Ideias Cervejeiras
facebook.com/CervejaPraViagem
Tel.: (16) 3359.8538
Vidaboa Viagens
vidaboaviagens.com.br
Tel.: (48) 3733.7020

Busca Estabelecimentos

digite os campos abaixo para fazer uma busca refinada em nossos estabelecimentos: