Turismo gastronômico: Projeto promove gastronomia no Maciço de Baturité

Ação engloba quatro municípios do Maciço de Baturité e dá continuidade ao fortalecimento socioeconômico da região

Postado em : 05/10/2018 5h05 Em:

Desde 2017, um extenso programa de qualificação profissional e orientação técnica vem sendo aplicado junto aos pequenos negócios dos municípios de Baturité, Guaramiranga, Mulungu e Pacoti, numa iniciativa pioneira entre as prefeituras e o Sebrae Ceará, que, juntos, criaram mais uma ferramenta de desenvolvimento integrado e sustentável para a região, o Caminhos do Maciço. O projeto pretende ser um circuito indicativo dos serviços e atrativos turísticos de cada município participante, e culmina na promoção do turismo, das indústrias agroartesanais e das organizações produtivas da região no formato de um guia, impresso e virtual.

Cerveja artesanal, pratos exclusivos e paisagens encantadoras fazem parte do projeto. Fotos: Divulgação

Cerveja artesanal, pratos exclusivos e paisagens encantadoras fazem parte do projeto. Fotos: Divulgação

 

A gastronomia da Serra de Baturité se tornou parte do projeto Caminhos do Maciço, reunindo restaurantes dos quatro municípios, muitos dos sítios que estão na Rota Verde do Café, uma cervejaria artesanal e a agricultura familiar como é o caso de Aratuba, que possui um território agrícola com cerca de seis mil agricultores familiares empenhados na produção de hortaliças, legumes e frutas, e vem desenvolvendo uma linha de produtos beneficiados – como a pasta de alho – de acordo com princípios da sustentabilidade, visando a utilização dos excedentes na produção de produtos de valor agregado e de fácil acesso ao consumidor final.

Já Guaramiranga possui um polo gastronômico que abrange culinárias de todo o mundo, a alemã, a árabe, a espanhola, a suíça, sem esquecer a gastronomia regional. O município de Pacoti apresenta, além do Sítio São Luís, que integra a Rota Verde do Café, a Vila Gastronômica que une cinco estabelecimentos diferentes: os restaurantes Nativa, Casarão, Liverpool e Buteco Serrano, localizados na barragem do Rio Pacoti. O Sítio Olho D’água e o restaurante Mineiro Casa de Amigos completam a rota gastronômica com foco na
culinária regional.

Cerveja Artesanal Fabeer

Em Baturité, destaque para a Fabeer Cervejaria Artesanal que abre sua casa para visitação, e para o Hotel Fazenda Repouso das Águas com restaurante aberto para o público. No município de Mulungu, três estabelecimentos de hospedagem investem em seus restaurantes para oferecer uma gastronomia de qualidade: Le Rêve, La Dolce Vita e Akhetaton – O Alemão. Fechando a rota da cidade, o Sítio São Roque oferece um passeio único pelo mundo do café de sombra.

“O Caminhos do Maciço demonstra a importância do trabalho em conjunto entre governanças, iniciativa privada e poder público para o desenvolvimento integrado e será um circuito indicativo dos serviços e atrativos turísticos de cada município por onde passa a Rota Verde do Café e que também estará disponível no Portal Destino Serra e num encarte ilustrativo”, explica Fabiana Gizele, articuladora do Sebrae na região do Maciço de Baturité.

Baturité, Guaramiranga, Mulungu e Pacoti serão os primeiros municípios nos quais o trabalho será desenvolvido. Todas as cidades já possuem atrativos preparados para receber e promover novas experiências aos turistas, que passam pela cultura, gastronomia, agronegócio e turismo.

Maciço de Baturité

Desde 2011, o Sebrae Ceará vem desenvolvendo ações na região para fortalecer o desenvolvimento socioeconômico e sustentável dos 12 municípios que compõem o Maciço de Baturité. Além da Rota Verde do Café, criada em 2015, do Portal Destino Serra, lançado em 2017, e diversas ações pontuais, o Sebrae Ceará, numa ação conjunta com empresários, poder público e instituições afins, implantou esta plataforma de desenvolvimento territorial desde 2013, redescobrindo e consolidando segmentos econômicos, de forma integrada e de gestão participativa, englobando diversos setores e suas potencialidades, reorganizando espaços empresariais, focos econômicos e principalmente construindo ferramentas de atendimento estratégicos para inclusão social e sustentabilidade da Região.

Serviço
Caminhos do Maciço
www.destinoserra.com.br/caminhos-do-macico/

Busca Estabelecimentos

digite os campos abaixo para fazer uma busca refinada em nossos estabelecimentos: