Na cozinha com Leo Gondim: Uma história doce

Maninha Meneses e Nil Sousa compartilham a arte de bolos decorados

Postado em : 02/09/2016 15h15 Em:

Mãe e filha fazem bolos decorados nos mais diversos estilos Fotos: LC Moreira

Mãe e filha fazem bolos decorados nos mais diversos estilos Fotos: LC Moreira

Em nossa cidade uma das melhores artesãs, artista mesmo, que faz bolos verdadeiros e fakes é a conhecida chef Maninha Meneses, uma artista no confeitar e no preparo de massas e recheios.

Apaixonada por doces, desde os nove anos se aventura na cozinha fazendo verdadeiros “milagres” e realizando o sonho de muitos clientes. Estudou no colégio Liceu do Ceará e sempre que estava voltando para casa passava na loja Mundo das Miudezas que ficava no Centro da cidade onde, curiosa, ficava encantada, com as novidades na arte de confeitar. Foi lá que, com 15 anos de idade, comprou seus primeiros bicos de confeitar.

Conheceu o trabalho da mestra e referência na arte, Martha Ballina, e foi através de suas revistas, e de muitos outros livros sobre confeitaria que se tornou uma Cake Design. Em 2015 se formou em Gastronomia e está preparando sua Dissertação de Mestrado sobre Chocolate e Turismo, fazendo a

ligação das ciências, tendo como área de pesquisa a Vila dos Chocolates na cidade de Campos do Jordão, São Paulo. Depois da defesa, pretende ir fazer Pâtisserie em Paris na Escola Le Cordon Bleu.

Bolo de Maninha Meneses Cake Designer Bolo de Maninha Meneses Cake Designer

Depois de trinta anos de profissão, calcula ter feito em média uns dez mil bolos, tendo inclusive preparado o grande bolo da comemoração dos 20 anos da Cacau Show. Hoje tem como primeira auxiliar, sua filha Nil Sousa, que começa a trilhar os caminhos da mãe. A chef Maninha é, sem dúvidas, uma das melhores doceiras de Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção. Ela promete realizar sonhos, com bolos totalmente comestíveis, metade comestíveis, ou o da moda, o fake.

Bolos alugados
Com a modernidade e a nova forma de receber surge uma forma de ter no centro da sua mesa aquele que é a estrela de uma festa, o Bolo. Sem aqui julgar se é certo ou errado, se é educado ou não, se é de bom gosto, vou relatar como é que está esse mercado, o de aluguel de bolos.

Você pode escolher o modelo, o tema, o tamanho, o tipo de cobertura etc. Tudo será feito de acordo com o gosto do cliente, sua mesa ficará belíssima e o principal item estará lá. A “hora dos parabéns” transcorrerá normalmente, mas o bolo não poderá ser cortado… É de isopor ou mesmo madeira.

Este hábito, está cada vez mais se implantando nas festas, seja casamento, aniversário ou institucional. E em uma sociedade onde tudo pode, o bolo pode ser fake.

Como disse, não vou julgar, mas se é para ser alugado, que seja belíssimo, de bom gosto e dentro da temática que escolher e seja um “bolo” novinho com cobertura bem fresquinha e de dar água na boca.

Um dos modos utilizados para saciar aqueles que amam o momento do bolo, tem um bem legal. Você pode
encomendar um bolo, delicioso, com o recheio de festa e cobertura, para que seja servido no momento especial.

Serviço
Maninha Meneses Cake Designer:
(85)3279.7493 / (85)98899.7493

Busca Estabelecimentos

digite os campos abaixo para fazer uma busca refinada em nossos estabelecimentos: